Sistema para Gestão Empresarial - ERP

O que é e para que serve um Sistema para Gestão Empresarial - ERP?

A sigla ERP vem do inglês e significa Enterprise Resource Planning, que traduzindo temos: Planejamento de Recursos Empresariais.

Não importa de que segmento de mercado seja a empresa, sempre é importante ter o planejamento dos recursos.

Os sistemas em si, existem nas empresas desde a década de 70, porém, no formato de sistema integrado, desde o início da década de 90, onde surgiu a onda dos ERP´s.

O ERP é o sistema que controla o fluxo de processos de uma empresa, democratizando a informação por todas as áreas.

Os principais módulos de um sistema clássico para gestão empresarial - ERP são:

  • Compras

  • Estoque

  • Produção

  • Vendas

  • Financeiro

  • Contábil/Fiscal

Obviamente que existem sistemas com diversos outros módulos periféricos que agregam valor ao ERP padrão, entretanto, estes são considerados ERP´s verticais, que por sua vez, atendem especificamente processos de negócios por nicho de mercado.

Atualmente existem no Brasil mais de 500 empresas que se posicionam como desenvolvedoras de ERP´s.

Os ERP´s deixaram de ser comercializados por licença de uso e passaram a ser distribuídos na modalidade SaaS - Software as a Service, ou, no velho e bom português: Sistema por assinatura mensal, um aluguel que, enquanto o contrato estiver vigente e o cliente ativo, este tem direito de utilizar o Sistema para Gestão Empresarial ERP.

Na grande maioria dos casos, em empresas de médio e grande porte, o sistema ERP tem de ser implementado de acordo com as necessidades de processos e negócios da empresa e, para tal, é realizado um projeto de implantação com diversas fases, como: levantamento e desenho de processos, treinamento, implantação, customizações, testes e validações, go-live e acompanhamento.

Nos casos de micro e pequenas empresas, a complexidade tende a ser menor, restando apenas a realização de um setup e treinamento da solução, que já entra em produção rapidamente.

Os sistemas ERP com tecnologias mais ortodoxas geralmente são client/server, rodando em servidor local, hoje em dia chamado de On-Premises.

Já os sistemas com tecnologias mais modernas, são desenvolvidos em ambientes 100% web, rodando em Cloud Computing, ou seja, na nuvem.

Obviamente que existe tecnologia para fazer acesso remoto de um sistema local - cliente/server, podendo ser acessado de qualquer local.

Da mesma forma que um sistema web, rodando via browser de internet, esteja local.

Enfim, o importante é que os Sistemas para Gestão Empresarial - ERP´s, cumpram com maestria o seu papel de organizar os processos, fazer a empresa roda e difundir as informações entre os usuários.


Autor: Luis Peixoto, CMO na Sensr.IT | Conselheiro na Intelecta e Fundador da Uibi Marketing Digital

  • MBA em Marketing Digital pela FGV

  • Graduado em Marketing

Duas décadas de atuação em grandes empresas de Serviços em TI - Consultoria e Sistemas, nas áreas de marketing, vendas e implantação de sistemas ERP, CRM, RH, BI, nas soluções Microsoft Dynamics, Openbravo, TOTVS, Benner, Empresário, vTiger, Suggar, Pipedrive, RD Station e QlikView.

Com experiência em projetos nacionais e internacionais, ajuda empresas a alcançarem os melhores objetivos através de TI. É especialista em Marketing Digital e Consultoria Empresarial.