Black Friday: a época mais esperada para alguns consumidores.

Black Friday: a época mais esperada para alguns consumidores.

No entanto, para você que é comerciante ou varejista, existe todo um esforço para que esse período seja bom e corra tudo certo em sua empresa, desde a compra e estocagem, até as vendas.

Mas, e o backoffice? Principalmente a área fiscal e as obrigações com o fisco?

Alertamos que sua atenção deve ser redobrada, pois, as chances de autuação são bastante grandes.

Sintetizamos abaixo algumas dicas para sua área fiscal, sobre os impactos que a Black Friday pode trazer para o seu negócio:

Atenção aos impostos

A equipe precisa ser qualificada e se manter em alerta com todas as regras de tributação:

  • COFINS

  • ICMS

  • PIS

Compliance Fiscal

Deve se manter o alinhamento com a legislação de acordo com cada UF. É preciso ter em mente que durante eventos semelhantes a Black Friday, não deve-se apenas se preocupar com os lucros da temporada, porque se o negócio não tiver em conformidade fiscal, o prejuízo será maior depois.  

Notas Fiscais de Entrada

Com aumento de vendas, é natural que as empresas comprem mais produtos de seus fornecedores. Toda essa movimentação, requer uma atenção maior do setor fiscal com as notas de entrada, pois, a probabilidade de erros crescem.

Otimização da área Fiscal

É importante que a área Fiscal esteja preparada para este período.

Fazer a gestão dos documentos eletronicamente ajuda e facilita muito, ou seja, deve-se buscar a automação através de processos, software e pessoas bem treinadas.

O Fechamento Contábil

Como a Black Friday é no fim do mês, coincide diretamente com o período de fechamento contábil. Ou seja, área fiscal terá trabalho redobrado também no pós-evento. 

Isso devido ao grande aumento no número de notas para realizar a auditoria, verificando tributos e impostos em todas elas. Com tantos detalhes a se atentar, as chances de erros e autuações também crescem.