Vai ficar mais fácil abrir uma empresa em São Paulo

Em pouco tempo será mais rápido e simples abrir uma empresa na cidade de São Paulo. Isso porque a partir do segundo semestre o município passará a integrar a Rede Nacional de Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Pessoas Jurídicas - conhecido como Redesim.

O que isso significa? Menos burocracia, menor tempo de espera, mais agilidade, mais empreendedorismo e um ambiente de negócios em São Paulo mais promissor.

A Prefeitura de São Paulo empreendeu os maiores esforços para que a cidade também possa ser reconhecida como um excelente ambiente de negócios, ao construir novos procedimentos necessários para que as empresas sejam abertas de forma eletrônica e integrada em um período médio de 5 a 10 dias.

O sistema cria um processo único de legalização das empresas, eliminando uma série de exigências burocráticas e arcaicas. Segundo a Receita Federal, "a integração da prefeitura de São Paulo à Redesim permitirá que em um único processo de abertura, alteração ou fechamento de empresas o empresário possa receber o registro na Jucesp, o CNPJ, a inscrição municipal e os alvarás de licenciamento estaduais e municipais, com objetivo de reduzir a quantidade e o tempo dos procedimentos". Empresas com atividades econômicas de baixo risco dispensam a entrega de documento e a liberação de alvará será automática, sem inspeção prévia. De acordo com Daniel Belmiro, coordenador-geral de Gestão de Cadastros da Receita, hoje, 90% das empresas que são abertas são consideradas de baixo risco.

A Redesim já está presente em outros cidades brasileiras. Nesses lugares, o tempo médio de abertura de empresas caiu para menos de 10 dias e algumas empresas que têm documentação totalmente digital têm seu processo de abertura concluído em menos de 48 horas.